Secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, assina documento que regulariza sede do Clube de Mães Nossa Senhora de Fátima
Após 32 anos de espera, a comunidade da Vila Ipê comemora uma importante conquista da principal entidade social que atua na região. Na tarde dessa terça-feira (02), o Clube de Mães Nossa Senhora de Fátima recebeu a autorização do imóvel que ocupam a mais de 3 décadas. De propriedade do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPERGS, o imóvel foi cedido para uso após articulação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres junto ao órgão da previdência estadual.
Conhecendo a situação irregular em que se encontrava a sede da entidade, a secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, contatou o diretor-presidente do IPERGS, Valter Morigi, que prontamente mostrou-se parceiro na resolução da questão. Agora, o Clube de Mães conta com garantia contratual de que seus projetos podem ser realizados, sem o risco de perda do espaço de sua sede. Para Márcia, articulações como essa resultam em práticas exitosas no atendimento à população, em específico às mulheres. “O trabalho feito pelo Clube de Mães contribui para empoderar e constrói a autonomia das mulheres lá atendidas”, concluiu Márcia Santana.
Atualmente, o Clube de Mães Nossa Senhora de Fátima realiza cursos de artesanato, alfabetiza mulheres e organiza a distribuição de sopa à população carente da região. Com a conquista da cessão do espaço, a ideia agora é retomar antigos projetos e iniciar outros. “Antes, ficávamos com medo de perder a sede, e não começávamos alguns projetos por isso. Agora, vai ser possível retomar a creche, as aulas de capoeira para os meninos, e tentar iniciar cursos de informática para a comunidade”, disse a presidenta da entidade, Terezinha Doraci de Souza, conhecida como Dona Dora. Muito emocionada, Dona Dora afirmou que o próximo passo é buscar estruturar o espaço, para prestar um serviço ainda melhor à comunidade. “Agora, vamos conseguir computadores, mais alimentos, apoio de outras pessoas interessadas em colaborar com o Vila Ipê”, concluiu.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul aliam-se à proposta do Governo do Estado de permitir que os entes do governo retomem suas funções públicas, ao promover a cessão de imóvel até então subutilizado pelo IPERGS para uma entidade dedicada à prestação de serviços à comunidade. A partir de agora, o Clube de Mães está oficialmente localizado no número 45 da Rua Hermógenes Coelho, em Viamão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário