quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SPM articula cessão de imóvel do IPE para entidade de mulheres de Viamão

Secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, assina documento que regulariza sede do Clube de Mães Nossa Senhora de Fátima
Após 32 anos de espera, a comunidade da Vila Ipê comemora uma importante conquista da principal entidade social que atua na região. Na tarde dessa terça-feira (02), o Clube de Mães Nossa Senhora de Fátima recebeu a autorização do imóvel que ocupam a mais de 3 décadas. De propriedade do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPERGS, o imóvel foi cedido para uso após articulação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres junto ao órgão da previdência estadual.

Conhecendo a situação irregular em que se encontrava a sede da entidade, a secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, contatou o diretor-presidente do IPERGS, Valter Morigi, que prontamente mostrou-se parceiro na resolução da questão. Agora, o Clube de Mães conta com garantia contratual de que seus projetos podem ser realizados, sem o risco de perda do espaço de sua sede. Para Márcia, articulações como essa resultam em práticas exitosas no atendimento à população, em específico às mulheres. “O trabalho feito pelo Clube de Mães contribui para empoderar e constrói a autonomia das mulheres lá atendidas”, concluiu Márcia Santana.

Atualmente, o Clube de Mães Nossa Senhora de Fátima realiza cursos de artesanato, alfabetiza mulheres e organiza a distribuição de sopa à população carente da região. Com a conquista da cessão do espaço, a ideia agora é retomar antigos projetos e iniciar outros. “Antes, ficávamos com medo de perder a sede, e não começávamos alguns projetos por isso. Agora, vai ser possível retomar a creche, as aulas de capoeira para os meninos, e tentar iniciar cursos de informática para a comunidade”, disse a presidenta da entidade, Terezinha Doraci de Souza, conhecida como Dona Dora. Muito emocionada, Dona Dora afirmou que o próximo passo é buscar estruturar o espaço, para prestar um serviço ainda melhor à comunidade. “Agora, vamos conseguir computadores, mais alimentos, apoio de outras pessoas interessadas em colaborar com o Vila Ipê”, concluiu.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul aliam-se à proposta do Governo do Estado de permitir que os entes do governo retomem suas funções públicas, ao promover a cessão de imóvel até então subutilizado pelo IPERGS para uma entidade dedicada à prestação de serviços à comunidade. A partir de agora, o Clube de Mães está oficialmente localizado no número 45 da Rua Hermógenes Coelho, em Viamão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário