Usar chip de várias operadoras pode trazer economia no uso de celularQuem liga para celulares da mesma empresa tem condições especiais. Atenção também com a validade dos créditos e ao ligar para telefone fixo.
O Brasil já tem mais celulares do que gente. Somos quase 191 milhões de habitantes e o número de linhas em abril já chegou a 212 milhões. Agora para falar sem pagar muito, a moda é ter chips de várias operadoras e mandar mensagens em vez de ligar.
O assunto é rápido? Prefira uma mensagem de texto. É mais barato do que fazer uma ligação ou deixar recado na caixa postal. Em São Paulo, um minuto de ligação para celular pode custar de 30 centavos a R$ 1, 30, dependendo da operadora e do plano. O torpedo custa de 25 a 35 centavos e dá para pagar metade comprando pacotes.
"Então quem tem filho adolescente que manda mensagem de texto o dia inteiro pra todo mundo pode ser uma economia bem interessante", explica Bia Kunze, consultora em tecnologia móvel.
Quem liga para celulares da mesma empresa tem condições especiais. A ligação pode até sair de graça e isso está mudando hábitos. Hoje já é comum perguntar qual é o seu telefone e a sua operadora.
Como eu trabalho com duas operadoras, aí eu já pergunto qual operadora que ela tem que é pra já adicionar a operadora que eu vou usar, conta Roberval de Oliveira, administrador de empresas.
Coloque no celular o nome da operadora. Aí você já sabe que vai ligar mais barato. Às vezes as pessoas têm mais de um celular, você pode escolher para qual você vai ligar.
A cabeleireira Emanuele Oliveira Ramos usa dois chips para aproveitar as promoções das empresas. Deu resultado: hoje ela gasta menos da metade. "Em um plano eu carrego um valor de 30 reais e ganho 20 reais todo dia. No outro plano, coloco 20 reais, falo o primeiro minuto por 25 centavos e eu posso falar o quanto eu quiser", diz.
Atenção com a validade dos créditos. Em uma das operadoras, por exemplo, um crédito de oito reais pode ser usado por até uma semana. Depois ele fica bloqueado. Se você fizer uma recarga dessas toda semana, vai gastar 32 reais por mês. Na mesma empresa, créditos de 25 reais valem o mês inteiro. Uma economia de sete reais.
Cuidado ao ligar para telefone fixo. "Você tem aquela ideia pré-concebida de ligar sempre pra fixo que vai ser mais barato. Mas não. Você vai pagar menos da metade do preço se ligar do seu celular em um celular da mesma operadora. Então tudo isso tem que ser levado em consideração", comenta a consultora Bia Kunze.
Outra dica é cadastrar os números que você mais liga como favoritos na operadora. Em algumas a ligação pode ficar bem mais barata e até ser de graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário