Julho começa com massa de ar polar que trará dias mais gelados do ano ao Rio Grande do Sul
Grande parte de junho foi marcada por dias frios no Rio Grande do Sul, o que, segundo a MetSul Meteorologia, foi responsável para que a temperatura terminasse abaixo da média histórica no Estado. Em algumas estações monitoradas pela MetSul na Metade Norte, o mês de junho registrou marcas até 1,5ºC inferiores à média, o que é considerado um desvio significativo. “Há localidades gaúchas que nos últimos 15 anos somente tiveram mais frio em junho em 1996, 2008 e 2009”, comentou o meteorologista Eugenio Hackbart. “Tivemos duas fortes a intensas massas de ar polar que atuaram no Estado, uma na primeira semana do mês e outra na última, sem que tenha ocorrido um período muito quente na metade de junho, o que fez com que as médias ficassem perto ou abaixo do histórico no Rio Grande do Sul”, explicou. ![]() Mapa do INPE mostra que temperatura ficou abaixo da média (em azul) no Estado / MetSul Meteorologia A intensa massa de ar polar que atuou no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil durante o começo de junho fez com que a primeira quinzena do mês fosse uma das mais frias dos últimos 11 anos em Santa Catarina, segundo levantamento realizado pelo Centro de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia do Estado (Ciram). A temperatura mínima registrada no período chegou a variar entre 2°C e 6°C abaixo do esperado para a época do ano. Na última semana de junho, poderosa massa de ar polar trouxe neve, chuva congelada, geada generalizada e marcas abaixo de zero para a maioria dos municípios gaúchos. Cambará do Sul teve mínima de 6,2ºC abaixo de zero, a menor em junho desde 1987. Porto Alegre teve ainda uma das três tardes mais frias dos últimos onze anos, superada apenas por julho de 2000 e julho de 2007. A MetSul Meteorologia alerta que julho começará com temperatura muito abaixo da média no Rio Grande do Sul. “A próxima semana é forte candidata a ser a mais gelada de todo o ano de 2011”, antecipou o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall. Quase todos os municípios gaúchos devem ter marcas ao redor de 0ºC ou negativas na próxima semana, o que vai propiciar a formação de geada em todas as regiões e mesmo em Porto Alegre. “Não descartamos mínimas negativas até na Capital, o que é raro”, alertou Nachtigall |

Nenhum comentário:
Postar um comentário