A prefeitura cumpriu acordo sobre o abono dos servidores da Saúde nesta sexta-feira, após o encerramento da greve que durou 11 dias. O prefeito, José Fortunati, encaminhou Projeto de Lei à Câmara Municipal que prevê que os dias não trabalhados em agosto, já descontados da folha salarial, não terão repercussão nas gratificações e vida funcional dos trabalhadores e, ainda, que os funcionários em estágio probatório não serão prejudicados em sua avaliação.
O compromisso foi assumido em reunião realizada na quinta-feira, com representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). Os dois dias parados de setembro serão abonados pelo Executivo. Os servidores retomam os trabalhos a partir deste sábado.
“Encontramos uma solução que não trouxe prejuízos maiores aos servidores. Por outro lado, respeitou a sociedade que, por um determinado período, foi privada de alguns serviços fundamentais”, avaliou o prefeito. Nos próximos dias, será formada uma comissão para discutir a forma de implementação da carga horária de 30 horas, com manutenção dos salários.
Além disso, o recuo do governo em não punir os grevistas também representa um avanço importante e fez com que a categoria revisse o movimento de greve. Em relação aos dias parados, a prefeitura descontará do salário base quatro dias úteis – sem prejuízo às gratificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário