sábado, 25 de junho de 2011

Mudanças de esquema não vêm dando bons resultados ao Grêmio

Retrospecto da equipe com apenas um atacante é negativo, mas Renato cogita fazer novo teste contra o Botafogo
O Grêmio deve entrar em campo contra o Botafogo, domingo, 16h, no Engenhão, com apenas um atacante de referência. Mesmo que o retrospecto da equipe tricolor atuando em um sistema diferente do utilizado habitualmente por Renato não seja favorável, o técnico disse ter gostado do time que treinou nesta sexta-feira, dando indícios de que este será o sistema no Rio de Janeiro.
Nas três últimas vezes que começou com apenas um atacante, o Grêmio fracassou. Ainda pela primeira fase da Libertadores, jogando na Bolívia contra o Oriente Petrolero, então lanterninha do Grupo 2, a equipe armada por Renato foi goleada pelo adversário e, antes do apito final do árbitro, ouviu os bolivianos gritarem "olé" nas arquibancadas.
Foto: Juan Karita/AP
Após a partida em Santa Cruz de la Sierra, o presidente Paulo Odone criticou muito o rendimento gremista:
— Nada deu certo. Foi a pior jornada até agora na Libertadores – disse Paulo Odone.
Foto: Diego Vara
Na decisão da Taça Farroupilha – o segundo turno do Gauchão – o único atacante da equipe era Borges. Naquela partida, o Tricolor foi derrotado nos pênaltis. Perdia durante boa parte dos 90 minutos e só conseguiu o empate quando Junior Viçosa entrou para fazer companhia a Borges no sistema ofensivo.
A última experiência do treinador com um sistema recheado de jogadores no meio-campo e usando um homem só como referência na frente foi contra o São Paulo, pela quarta rodada do Brasileirão. O Grêmio perdeu por 3 a 1, foi dominado durante grande parte do duelo, mas o resultado não passou pela mudança de esquema, segundo o comandante:
– O esquema não teve nada a ver com a derrota. Empatamos o jogo e sofremos o segundo gol por um erro nosso. Independente do esquema, lutamos e brigamos até o fim. Estávamos bem na partida, mas erramos e sofremos o segundo gol. Depois, saímos em busca do empate e tomamos o terceiro – disse Renato.
Foto: Wander Roberto, Vipcomm
Diante do Botafogo, muda também o sistema defensivo. No treino desta sexta-feira, o time se posicionou com três zagueiros — Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton —, mas Willian Magrão recuou para a zaga formando uma linha de quatro defensores quando a equipe ficava sem a bola. Quando a equipe tem a posse, Magrão avança. Gabriel e Lúcio serão alas. Marquinhos e Douglas devem jogar mais liberados, se aproximando de Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário